Feridas da alma

As feridas da alma são fundamentalmente emocionais, não reconhecidas se tornam sintomas.


Não basta eu pensar na minha tristeza, no medo ou na raiva é necessário experimentar esses sentimentos para mudá-los. Um grande pioneiro dessa idéia foi Moreno que fez a teoria do Psicodrama e depois Fritz Perls com a Gestalt-Terapia. É necessário mobilizar as emoções e revivê-las.


Ao experimentar por exemplo o medo mais uma vez, completamente e de forma plena o trauma que estava preso naquela bolha vibracional faz com que essa bolha estoure, nesse momento a emoção liberada e há o que chamamos de catarse.





Moreno recria o drama pessoal como uma peça de teatro para propiciar a catarse dos sentimentos.



Percebe que os dramas emocionais principalmente os que vem da infância são incompletos. Quando criança não podemos responder aos nossos pais, então os pensamentos e sentimentos ficam sem expressão.


Na vida adulta há também dramas inacabados por exemplo: A respeito da nossa formação, eu não encerro um estudo, não consigo um diploma, eu sou um fracassado, não consigo encarar a minha vida, eu começo a beber, um drama onde alguma coisa está incompleto, não foi expresso. O meu patrão me despediu da companhia, eu sou humilhado, estou com raiva, eu não consigo expressar a minha raiva, mais um drama inacabado.

"Eu vejo um acidente de carro, vejo pessoas morrendo, fico em estado de choque, eu não expresso meus sentimentos, mais drama inacabado.

O objetivo da técnica de Moreno era resolver os dramas inacabados, liberando os sentimentos, os pensamentos que estavam bloqueados, também descobriu que isso se aplica as mundo mais profundo da psique que as vezes tem sentimentos nos sonhos e os conflitos também estão inacabados.

Exemplo: Estou sendo perseguido por um homem com uma arma, eu corro, corro, ele está cada vez mais próximo ahhh, aí eu acordo, mais um drama inacabado. Moreno pegava qualquer história como a desse sonho e tentava acabá-la liberando a catarse.

Moreno nunca trabalhou com Vidas Passadas se conhecesse talvez adorasse, pois gostava de bons dramas. 
Todos os princípios se aplicam a Vidas Passadas. A diferença é que o grande acontecimento que dificulta a história para que se complete nos sonhos é que você desperta perto do acontecimento carregado de emoção. 
Nas Vidas Passadas também há um tipo de Drama específico e inacabado. Quando morremos em uma Vida Passada, há sentimentos e pensamentos que não são expressos.

Exemplo: Morremos com raiva "Estão matando os Cristãos, onde está Jesus".

Isso gera nesse Cristão o sentimento de ter sido traído por Jesus, e ele morre com esses sentimentos.

Além disso é atacado e rasgado aos pedaços pelos leões e além do trauma emocional há um trauma físico.

Há memórias físicas que estão registradas no corpo energético e sutil.

Nesse momento a Vida Passada ganha uma nova dimensão com relação ao trabalho de Moreno pois no sonho a pessoa acorda do pesadelo porque geralmente não quer encarar a morte, não quer ver aquela morte.

Roger Woolger, 2002